O que todo mundo esperava, aconteceu. Conforme antecipado por Shams Charania, Shai Gilgeous-Alexander foi eleito o MVP (jogador mais valioso) da temporada regular da NBA. O anúncio foi feito pela própria liga.
Cestinha da temporada, o armador do Oklahoma City Thunder teve médias de 32,7 pontos, 6,4 assistências e cinco rebotes por jogo na temporada regular, com um aproveitamento de 51,9% nos arremessos de quadra, 37,5% para três pontos e 89,8% nos lances livres.
Além disso, liderou o time com a menor média de idade da NBA a ser melhor campanha da liga na história, com 68 vitórias e 14 derrotas.
O armador já havia sido o segundo mais votado na última temporada e, agora, foi o vencedor do prêmio, desbancando Nikola Jokic, do Denver Nuggets, e Giannis Antetokounmpo, do Milwaukee Bucks.
Shai é o terceiro jogador que vence a premiação com a camisa do Thunder, se juntando a Kevin Durant, vencedor em 2013/2014, e Russell Westbrook, que foi eleito em 2016/2017.
Na escolha do MVP, cada votante ordena cinco jogadores. O primeiro lugar recebe 10 pontos, o segundo recebe 7, depois 5, 3 e 1, respectivamente. SGA recebeu 71 votos para primeiro lugar e 29 para segundo, totalizando 913 dos 1000 pontos possíveis.
Em segundo lugar ficou Nikola Jokic, com 29 votos para primeiro e 71 para segundo, com 787 pontos. Eles foram os únicos que receberam votos para primeiro lugar. Já Giannis Antetokounmpo recebeu 88 votos para terceiro lugar, nove votos para quarto e três votos para quinto lugar, somando 470 pontos.
No discurso de agradecimento, Shai iniciou agradecendo os companheiros de Thunder. Depois aos funcionários da equipe, seus colegas e treinadores particulares na intertemporada e pais e irmão. Por fim, se emocionou ao falar da esposa, Hailey Summers, e do filho, Ares. Veja o discurso na íntegra: