Chegou ao fim uma das eras mais vitoriosas da história da NBA. A partir da próxima temporada, Gregg Popovich não será mais técnico do San Antonio Spurs, segundo fontes disseram à ESPN.
Treinador com mais vitórias na história da NBA e cinco vezes campeão com os Spurs, Popovich se transformará no presidente de operações de basquete da franquia. Popovich, de 79 anos, faz parte da organização dos Spurs desde maio de 1994 e ou a ser técnico na temporada 1996/1997.
Após 29 anos a frente dos Spurs, Pop deixa o posto de técnico com 1422 vitórias na temporada regular, cinco títulos e três prêmios de técnico do ano, empatado com Don Nelson e Pat Riley pelo recorde na história da NBA.
Pop sofreu um pequeno AVC em 2 de novembro e não retornou mais para dirigir os Spurs nesta temporada. Mitch Johnson assumiu a equipe de forma interina e levou os Spurs a uma campanha de 31 vitórias e 45 derrotas durante seu comando. Agora, ele será o novo técnico, segundo fontes disseram à ESPN.
O ex-treinador soltou um comunicado oficial sobre sua decisão.
"Enquanto meu amor e paixão pelo jogo permanecem, decide que é hora de deixar de ser técnico. Serei eternamente grato aos belíssimos jogadores, treinadores, staff e torcedores que me permitiram ser o técnico dos Spurs e estou ansioso com a oportunidade de continuar ajudando a organização, a comunidade e a cidade que são tão significativos para mim", disse Pop.