A era Davante Adams no Las Vegas Raiders provavelmente acabou. O wide receiver, contratado a peso de ouro em 2022 depois de vários anos brilhando no Green Bay Packers, não conseguiu repetir no novo time todos os prêmios e números bastante expressivos que teve em sua primeira experiência na NFL e, até por isso, pediu para ser trocado.
Embora já com 31 anos e algumas dúvidas se ainda pode voltar ao topo, não são poucos os interessados em sua contratação.

(Conteúdo oferecido por Ford, XP e Perdigão)
Em uma possível troca, os Raiders estão pedindo uma escolha de segunda rodada, além de uma opção adicional de rounds posteriores. Outro fator relevante para a negociação é o salário de Adams: o receiver receberá 16,9 milhões de dólares (R$ 94,6 milhões) neste ano. Já o salário de 35,6 milhões em cada uma das próximas duas temporadas não é garantido, o que cria certa flexibilidade na questão contratual.
Algumas franquias parecem cogitar isso muito mais como um devaneio do que realmente uma opção possível, mas em outros deles, o encaixe parece perfeito. Confira a seguir alguns candidatos a levar o astro e como ele poderia encaixar nessas equipes já com a temporada em andamento:
Kansas City Chiefs 2p6s15
Em termos de necessidade imediata, os Chiefs adorariam adicionar um wide receiver com o talento de Adams. Eles precisam de alguém que possa vencer em todos os níveis e, embora possa não ser tão explosivo quanto antes, ele tem a capacidade de assumir uma grande parcela de alvos imediatamente no ataque de Andy Reid. Adams tiraria um pouco da pressão de Travis Kelce para retornar à sua forma anterior e de Xavier Worthy para emergir como um alvo principal durante sua temporada de estreia.
No entanto, há mais problemas com o ajuste do que pode parecer inicialmente. Os Chiefs já estão lidando com lesões graves no ataque, com Hollywood Brown fora da temporada regular e Rashee Rice afastado indefinidamente com uma lesão no joelho. Adams atualmente sofre com dores de uma lesão no tendão sofrida em setembro, e embora Kansas City sem dúvida possa examiná-lo antes de fazer uma troca, lesões no tendão para wide receivers podem persistir.
Não dá para saber se Davante Adams teria um futuro de longo prazo no atual bicampeão. Os Chiefs comprometeram um capital de draft significativo com os jovens Rice e Worthy, que provavelmente seriam os dois principais wide receivers do time na próxima temporada. Eles têm um quarterback que provavelmente está prestes a receber uma versão atualizada de seu contrato recorde. O gerente geral Brett Veach pagou caro em estrelas como Jawaan Taylor, Joe Thuney e Creed Humphrey, e um novo acordo para Trey Smith provavelmente virá em seguida. Nick Bolton e Justin Reid, dois dos principais defensores do time, serão agentes livres após a temporada, mais um problema para o time resolver a curto prazo.
Além de tudo, os Raiders precisariam estar dispostos a negociar Adams com seus odiados rivais de divisão. Uma possibilidade é fazer isso somente após a Semana 8, quando os Chiefs viajam para Las Vegas, o que eliminaria o cenário embaraçoso de Adams aplicar a "lei do ex" contra seu antigo time em seu antigo estádio algumas semanas após ser transferido. Mas para isso, os Chiefs provavelmente teriam que pagar a mais para vencer ofertas semelhantes de outros times, já que são oponentes divisionais e têm escolhas que são quase certas de cair no final de cada rodada.
New York Jets 384tf
E quanto ao tão comentado reencontro entre Adams e Aaron Rodgers? As coisas não foram muito boas para ambos desde que eles se separaram após a temporada de 2021, e com os Jets totalmente empenhados em tentar ganhar um Super Bowl nesta temporada, uma troca para reunir uma das conexões mais devastadoras da liga os deixaria mais próximos.
Não é certo que o ajuste é tão confortável. Por um lado, os Jets já têm três wide receivers com quem jogam regularmente: Garrett Wilson, Mike Williams e o ex-jogador do Packers Allen Lazard. A troca por Adams provavelmente tiraria Lazard da escalação, deixando os Jets com um jogador que ganha 10 milhões de dólares nesta temporada e não joga em times especiais. Eles certamente poderiam fazer essa mudança se necessário, mas não é como se tivessem uma necessidade óbvia.
Dinheiro também é uma preocupação. O status de Rodgers após esta temporada é incerto, mas Wilson se torna elegível para uma extensão em 2025, e ele pedirá para bastante para isso. Sauce Gardner, o principal cornerback do time, também deve receber o que se espera ser uma extensão de redefinição de mercado, assim como o lead back Breece Hall. Mesmo que os Jets consigam convencer Adams a fazer um corte salarial para a próxima temporada, eles se sentiriam confortáveis em pagar 60 milhões de dólares por seus dois principais wide receivers?
Os Jets teriam dificuldade para encontrar espaço no teto salarial para acomodar Adams e o edge rusher Haason Reddick, que ainda não jogou nesta temporada. O time poderia tentar negociar os direitos de Reddick como parte do pacote para contratar Adams, mas uma das poucas coisas que os Raiders não precisam é de um edge rusher. Maxx Crosby é um astro e, embora Malcolm Koonce tenha ficado de fora da temporada, Las Vegas provavelmente quer dar uma boa olhada na escolha top 10 de 2023, Tyree Wilson. Um terceiro time provavelmente precisaria se envolver para fazer um acordo Adams-Reddick funcionar.
E se não sabemos o que vai acontecer com Rodgers, Adams realmente gostaria de fazer outra jogada onde ele vai se reunir com um antigo quarterback, apenas para esse jogador sair depois de uma temporada? Se os Jets simplesmente decidirem que querem jogar tudo o que têm em um título em 2024, eles poderiam justificar um acordo com Adams. Mas em um momento em que acabaram de demitir o técnico, eles não parecem ser candidatos tão óbvios assim ao título.
Buffalo Bills 73296h
Josh Allen está fazendo acontecer com um corpo de recebedores relativamente desconhecido até agora, mas o gerente geral Brandon Beane já sabe o valor de ter um wide receiver estrela no elenco. Ele tentou negociar por Antonio Brown antes de finalmente contratar Stefon Diggs, que ajudou desbloqueando um novo nível de Allen, grande candidato ao prêmio de MVP.
No entanto, mais uma vez, idade e salário importam. Diggs tinha 26 anos quando os Bills o adquiriram dos Vikings em 2020, e ele estava em um contrato amigável ao time por várias temporadas. O time causou grande impacto na agência livre quando assinou com Von Miller, de 33 anos, um acordo com três anos garantidos em 2022, mas essa mudança já foi um desastre para Buffalo antes de Miller ser suspenso por violar a política de conduta pessoal da liga.
Assim como os Chiefs fizeram com Tyreek Hill, os Bills pareciam estar usando a troca de Diggs para os Texans como uma forma de mudar seu ataque. A diretoria pode agora decidir mudar e retornar à antiga filosofia do time se Adams estiver disponível, mas seria uma surpresa. Este time parece mais propenso a se concentrar em jovens talentos do que em jogadores mais velhos.
Los Angeles Chargers 3y6q41
Os Chargers têm muito o que se animar com o início com o técnico Jim Harbaugh. A defesa parece excelente, embora Joey Bosa tenha entrado e saído da escalação por causa de lesões. A semana de folga permitiu que vários jogadores importantes tivessem uma semana de descanso muito necessária, e com os Broncos e Cardinals como os próximos rivais, Los Angeles pode estar em posição de se aproximar do prazo de troca como um time wild card da AFC.
Justin Herbert poderia usar outro wide receiver depois que o time dispensou Keenan Allen e Mike Williams na offseason, mas não tenho certeza se eles estão em posição de dar uma chance significativa a Adams, dadas suas preocupações com o teto salarial de curto prazo. Quentin Johnston pareceu melhor em sua segunda temporada, e Ladd McConkey terá tempo para se desenvolver em uma função titular. E como outro time da AFC West, se os Raiders não vão mandar Adams para os Chiefs, eles certamente não vão mandá-lo para seus rivais em Los Angeles.
Pittsburgh Steelers 3v6t30
Depois de quase negociar por Brandon Aiyuk, os Steelers podem voltar ao mercado por outro wide receiver para formar uma equipe ao lado de George Pickens. Gastando menos com quarterback do que qualquer outro time, eles podem pagar um wideout nº 1 como Adams de maneiras que os Chiefs, Bills e Jets não podem.
No entanto, novamente, há grandes diferenças aqui entre Aiyuk e Adams, principalmente com a idade. Aiyuk tem 26 anos. Os Steelers estariam negociando pelo auge de Aiyuk, o que não é o caso de Adams. Quando os Steelers se mostraram dispostos a transferir capital de draft significativo nos últimos anos, foi para jogadores jovens como Aiyuk e Minkah Fitzpatrick, que estava em sua segunda temporada como profissional quando Pittsburgh enviou uma escolha de primeira rodada para Miami para adquirir o safety em 2019.
Há também a questão realista de quantas vezes esse ataque realmente funcionará. A taxa de e dos Steelers está 9% abaixo da expectativa nesta temporada, já que um ataque liderado por Justin Fields e Arthur Smith está, sem surpresa, escolhendo correr com a bola a uma taxa acima da média da liga. Os fãs dos Falcons sabem como é ver um ataque de Smith desperdiçar oportunidades de levar a bola para playmakers altamente conceituados para que os tight ends reservas possam receber toques. Os Steelers podem justificar Adams, mas não tenho certeza se é o melhor ajuste possível.
Baltimore Ravens 3e85m
Como organização, os Ravens adoram colecionar wide receivers veteranos quando outros times acham que estão acabados. Eles contrataram Derrick Mason e Steve Smith com mais de 30 e ambos conseguiram temporadas de 1.000 jardas. Eles contrataram Odell Beckham Jr. antes da última temporada para um contrato de um ano no valor de US$ 15 milhões. Também trocaram escolhas de meio de rodada com os Cardinals em um acordo de 2010 por Anquan Boldin, que estava prestes a fazer 30 anos, e o viu ajudar a liderar o ataque para um Super Bowl. Com Rashod Bateman frequentemente lutando para se manter saudável ao lado de Zay Flowers, e Mark Andrews lutando para causar impacto, outra mudança para um receiver veterano beneficiaria os Ravens?
A questão aqui é filosofia. Observe que os Ravens contrataram todos esses jogadores na agência livre. Os Ravens estariam absolutamente interessados em contratar Adams como um agente livre se ele fosse cortado após a temporada, mas negociar uma escolha de draft por um acordo de curto prazo não é normalmente como esta organização opera.
Adams não seria elegível para uma escolha compensatória se os Ravens o cortassem após a temporada. Eles podem não ter a flexibilidade financeira para pagar o atleta em um próximo acordo, dado o salário de Lamar Jackson, e se eles vão adicionar ajuda no ataque antes do prazo final, a linha ofensiva parece um problema maior.
Cleveland Browns 5r332z
Sendo criativo, uma troca de Adams por Amari Cooper funcionaria? Os Browns foram um time de playoff na temporada ada, então Adams poderia justificar a mudança para uma equipe teoricamente mais competitiva do que a atual, embora os Raiders tenham derrotado os Browns na Semana 4. Cooper também está procurando um novo contrato, mas será que os fãs dos Raiders que mantiveram suas antigas camisas dele estariam dispostos a receber de volta seu antigo wide receiver?
Talvez, mas isso faria sentido? Eles podem pagar a mudança, mas já reestruturaram o acordo de Cooper para um salário-base mínimo de 1,2 milhão de dólares para mantê-lo negociável. Tendo já pago a ele mais de 19 milhões de dólares nesta temporada, eles agora estariam na mira de 13 milhões de dólares a mais, levando seu pagamento por um acordo de 30 milhões em 2024.
Dallas Cowboys 5d4q1v
Naturalmente, os Cowboys sempre estarão na discussão quando uma estrela aparecer no mercado de trocas. Depois de com Dak Prescott e CeeDee Lamb para grandes extensões, o dono do time Jerry Jones foi forçado a clamar pobreza como justificativa para não com Derrick Henry.
Negociar por Adams certamente atrairia atenção e tiraria um pouco da pressão de Lamb, mas talvez não a solução dos problemas. Com Lamb, Prescott e Parsons provavelmente ganhando mais de 120 milhões de dólares combinados no ano que vem, assim que o edge rusher conseguir seu novo acordo, os Cowboys já estarão fortemente comprometidos com três jogadores estrelas. Brandin Cooks ganha 8 milhões de dólares nesta temporada para ser o segundo wide receiver, então ele seria deslocado ou precisaria ser movido como parte de um acordo com Adams. Este time precisa desesperadamente de ajuda para correr com a bola, então negociar por um wide receiver seria uma jogada muito boa para os Cowboys.
Green Bay Packers 1633a
Você pode entender o sentimento em querer trazer de volta uma estrela da franquia, dada a juventude do corpo de recebedores de Green Bay e as lesões que repetidamente atingiram Christian Watson, com o problema mais recente sendo uma torção no tornozelo alto. Readquirir Adams tiraria um pouco da carga dos recebedores restantes e daria aos wide receivers espaço para se desenvolverem.
Mas isso não é provável. Os Packers escolheram deliberadamente apostar em jovens em todos os aspectos e escalar o time mais jovem do futebol. Assim como os Chiefs, acredito que eles veem a variedade de opções que apresentam a Jordan Love em vez de um wide receiver de ponta como um ponto forte de seu elenco. E com tanto talento jovem, Christian Watson, Jayden Reed, Romeo Doubs e Dontayvion Wicks provavelmente surgirão como um legítimo wide receiver top antes do fim da temporada.
Los Angeles Rams 6x696k
Mais uma vez, sempre temos que fazer nossa devida diligência e mencionar os Rams quando um jogador estrela entra no mercado de trocas. Sean McVay está tentando ganhar outro Super Bowl enquanto Matthew Stafford está jogando em alto nível, e eles de repente têm uma grande necessidade de um wide receiver com Puka Nacua e Cooper Kupp fora por tempo indeterminado. Os Raiders podem hesitar em negociar Adams com os arquirrivais Chargers enquanto lutam pelos corações e mentes dos moradores de Los Angeles, mas eles considerariam mandá-lo para os Rams se isso significasse que Adams voltaria para a NFC?
Embora você nunca possa descartar nada com os Rams, eu não contaria com eles como favoritos na disputa por Adams. Suas grandes aquisições comerciais recentes — Cooks, Sammy Watkins, Jalen Ramsey e Marcus Peters — geralmente foram jogadores na faixa dos 20 anos em acordos de novatos. As exceções foram Stafford, para quem as regras são diferentes como quarterback, e Von Miller, que era um aluguel puro. Eles enviaram um par de escolhas para os Broncos por Miller e fizeram Denver pagar o salário do edge rusher no processo.
Os Rams podem sair do acordo com Kupp depois desta temporada e, dados seus problemas com lesões, não ficaria surpreso se eles escolhessem ir nessa direção. Adams pode ser um substituto de curto e médio prazo para Kupp se o Jogador Ofensivo do Ano de 2021 não retornar tão cedo. Com apenas 3,5 milhões de dólares em espaço de teto, no entanto, L.A. precisaria que os Raiders gastassem algum dinheiro para fechar esse acordo, o que poderia tornar o capital de draft necessário para concluir o acordo.
Washington Commanders 3u251s
Vamos terminar com o time que faz mais sentido em um possível acordo com Adams. Jayden Daniels parece um quarterback superstar instantâneo, e ele está fazendo isso com Olamide Zaccheaus e Noah Brown correndo rotas regulares em frente a Terry McLaurin. Washington poderia facilmente justificar a adição de outro wide receiver veterano, especialmente porque Daniels estará em um acordo de novato até a temporada de 2027.
O gerente geral Adam Peters demonstrou o desejo de adicionar talentos veteranos ao elenco, tendo gasto discretamente quantias significativas de dinheiro em ambos os lados nesta offseason para adicionar os veteranos competentes Dorance Armstrong, Bobby Wagner e Tyler Biadasz. Peters parece estar buscando a mesma reconstrução acelerada no estilo Texans que Nick Caserio implementou para impulsionar Houston para o cenário dos playoffs assim que encontrou seu quarterback em C.J. Stroud. Esta pode ser a versão dos Commanders da troca de Caserio por Stefon Diggs. Eles ainda têm mais de 26 milhões de dólares em espaço de teto e não teriam problemas para encaixar Adams no elenco.
E para um grupo de proprietários que quer fazer o que puder para trazer de volta os fãs que se foram após as décadas desastrosas da era Daniel Snyder em Washington, esse seria o tipo de movimento que atrairia olhares e atenção de volta. As probabilidades de playoff dos Commanders são altas. Eles têm que lutar apenas contra o sétimo calendário mais fácil da liga no resto do caminho. Daniels parece que está prestes a se tornar o rosto da franquia. Negociar por Adams seria uma declaração de intenções, um sinal de que esta franquia atacará e fará o que for preciso para construir um verdadeiro time vencedor.
Os Raiders certamente não se importariam em enviar Adams para a NFC. E Daniels seria imediatamente abençoado com uma das melhores duplas de wide receivers do jogo. Pode não ser uma transferência de alto nível para os Chiefs ou Jets como muitos imaginam, mas Adams para os Commanders seria a melhor opção para todas as partes envolvidas.