Os playoffs da NFL na atual temporada marcam uma nova era na liga. Dos oito quarterbacks titulares nos times que ainda sonham com o título, todos são jovens e vêm de uma geração que provavelmente se inspirou em Tom Brady, 'Big' Ben Roethlisberger, Aaron Rodgers e Russell Wilson, astros que dominaram a competição nas últimas décadas, mas que ou já se aposentaram ou então, já veteranos, tentam um "last dance" em suas carreiras.

(Conteúdo patrocinado por C6 Bank, Ford e Vivo)
E a tal nova geração parece ter conquistado o seu espaço de vez, já que é a segunda vez consecutiva que isso acontece. No ano ado, por exemplo, com cenário parecido, Patrick Mahomes e Jalen Hurts duelaram no Super Bowl. Historicamente, porém, isso é uma novidade na NFL, já que desde 1970, a única vez que isso aconteceu tirando a atual e última temporada foi em 2004, ano em que um ainda jovem Tom Brady conduziu o New England Patriots ao título.
Além de Mahomes, que busca o terceiro Super Bowl na carreira, outros quarterbacks despontam como o futuro da liga. Conheça um pouco mais de cada um deles:
1- Baker Mayfield, 28 anos 5k5242
Primeira escolha do draft em 2018, pelo Cleveland Browns, Mayfield parece finalmente ter encontrado o seu lugar na NFL.
Depois do time de Ohio, ele ou sem sucesso por Carolina Panthers e Los Angeles Rams até chegar ao Tampa Bay Buccaneers. Escolhido para ser o substituto de Brady, que se aposentou ao final da última temporada, ele vem correspondendo, com 4.044 jardas adas, 28 touchdowns convertidos e 10 interceptações na temporada regular.
Na rodada de Wild Card, ele e os Bucs eram consideradas zebras contra o Philadelphia Eagles, mas fizeram um ótimo jogo, com direito a três TD's do camisa 6 e nenhuma interceptação.
2- Jared Goff, 29 anos 36939
Se tem alguém que deu a volta por cima no Wild Card, esse alguém é Jared Goff. O atleta, que levou os Rams ao Superbowl em 2019, mas não conseguiu o título, foi trocado pouco tempo depois.
Como se não bastasse, com Matthew Stafford em seu lugar, o time de Los Angeles foi campeão em 2022. Sua "vingança" aconteceu no último domingo, quando ele liderou o Detroit Lions em vitória para cima da ex-equipe e segue sonhando com a conquista.
Na temporada, ele acumulou 4.575 jardas adas, com 30 touchdowns e 12 interceptações.
3- C.J. Stroud, 22 anos 56492l
Comparado com o que fez nos últimos anos, o Houston Texans é um dos times mais surpreendentes da atual pós-temporada. A "virada de chave" tem nome e sobrenome: C.J. Stroud.
O quarterback novato mostra logo em seu primeiro ano de NFL que se tornará um dos grandes em sua posição. Segunda escolha do último draft, ele, que tem uma história de superação, quebrou recordes de jardas adas (470) e es para touchdown (cinco) de novatos em uma única partida, além dos recordes de jardas (4.108) e touchdowns (23) de um calouro na história da franquia.
No Wild Card, contra os Browns e o veteraníssimo Joe Flacco, era ele quem parecia o QB experiente, com direito a três TD's e uma atuação de gala para conduzir a classificação para as semifinais de conferência de sua equipe.
4- Jordan Love, 25 anos 54b5t
"Hoje é no amor". A frase, imortalizada no filme "Tropa de Elite", virou quase que um mantra para os milhares de torcedores brasileiros apaixonados pelo Green Bay Packers.
Jordan Love, que assumiu a vaga de titular substituindo ninguém menos do que Aaron Rodgers, sofreu um pouco no início, mas logo ou a mostrar o seu talento.
Com 4.159 jardas adas, com 32 touchdowns e 11 interceptações, levou os Packers para a pós-temporada e fez um jogo de "gente grande" ao dominar o Dallas Cowboys em um AT&T Stadium lotado e confirmar a freguesia do rival, já que foi a terceira vez seguida que a equipe elimina os arquirrivais quando os dois times se encontram nos playoffs.
5- Patrick Mahomes, 28 anos 4f471f
É até difícil descrever Patrick Mahomes. O quarterback, com apenas 28 anos, já é um dos maiores de todos os tempos e mesmo em uma temporada em que ele e o Kansas City Chiefs não parecem em seus melhores momentos, seus números são significativos, com direito a 4.183 jardas adas, 27 touchdowns e 14 interceptações.
No Wild Card, ele nem precisou brilhar no gelado Arrowhead Stadium contra o Miami Dolphins para colocar seu time na semifinal da AFC. Agora, a missão é bem mais difícil, contra o Buffalo Bills, mas alguém ainda duvida do que Mahomes pode fazer?
6- Josh Allen, 27 anos 1c1j2r
É provável que ninguém na NFL tenha jogado tão bem na reta final da temporada e Wild Card quanto Josh Allen. Depois de um início de campanha instável, ele "colocou o time nas costas" e liderou a retomada rumo aos playoffs, com 4.306 jardas adas, 29 touchdowns e 18 interceptações.
O atleta, que é reconhecidamente um dos melhores quarterbacks da NFL, tem no próximo final de semana um "teste de fogo", contra Mahomes e os Chiefs para seguir sonhando com seu primeiro título.
7- Lamar Jackson, 27 anos 5t6j1z
MVP por unanimidade de uma temporada em um de seus primeiros anos de carreira, um dos atletas mais bem pagos de todos os tempos e novamente favorito a ser o melhor jogador da NFL, após conduzir o Baltimore Ravens à melhor campanha entre todos os 32 times.
Lamar Jackson mostra a cada ano que "chegou para ficar". O quarterback, que além das 3.678 jardas adas, com 24 touchdowns e 7 interceptações, é também um excelente corredor, e tem mais uma chance de calar os críticos que dizem que ele não vai bem nos playoffs. Seu primeiro desafio é contra os Texans, dentro de casa.
8- Brock Purdy, 24 anos 6q424x
Brock Purdy caiu em uma "enrascada" no ano ado, quando iniciou a temporada como terceira opção do San Francisco 49ers e terminou como titular, após as lesões de Jimmy Garoppolo e Trey Lance. Mas ele foi tão bem que rapidamente virou uma unanimidade e ou a ser insubstituível em um dos times de mais talento na NFL.
O atleta fez valer essa confiança no primeiro ano completo como titular, com 4.280 jardas adas, 31 touchdowns e 11 interceptações e foi até mesmo apontado como favorito a ser MVP, algo que foi esfriando por conta da reta final da temporada.