<
>

América-MEX já trabalha com data para playoffs que pode colocá-lo em grupo do Flamengo no Mundial 303s6u

André Jardine, treinador do América do México Getty Images

O América do México já se movimenta nos bastidores para disputar um playoff decisivo contra o LAFC, dos Estados Unidos, que pode garantir uma vaga no Grupo D do Mundial de Clubes, o mesmo que conta com oFlamengo, Chelsea e Espérance de Túnis.

Apesar de ainda aguardar a decisão oficial do Tribunal Arbitral do Esporte (TAS), que definirá se o León-MEX será excluído da competição, o América e o LAFC já foram notificados pela Fifa para começarem a se organizar logisticamente. Tudo indica que o veredito favorecerá a entidade máxima do futebol, abrindo espaço para o confronto entre mexicanos e norte-americanos.

Segundo informações vindas da sede do América, que é comandado pelo brasileiro André Jardine, duas datas estão sendo consideradas para o duelo: 21 de maio, caso o clube não alcance a final do Campeonato Mexicano, ou 28 de maio.

O jogo é tratado como prioridade máxima, e o clube já se prepara para tê-lo como foco assim que sair a confirmação do TAS. O departamento médico, porém, tem papel fundamental na definição da data ideal, já que a equipe espera contar com jogadores atualmente lesionados — o que justificaria um possível adiamento do confronto para o fim de maio.

A cidade de Los Angeles é, por ora, a sede mais provável para o possível embate, mas o América já manifestou interesse em que o duelo aconteça em uma cidade neutra, como Dallas, para evitar a vantagem do rival, que jogaria em casa. De qualquer forma, a escolha final do local será da Fifa, que detém 100% da bilheteria da partida.

Se realmente a exclusão do León for confirmada, quem vencer esse confronto entrará diretamente no Grupo D do Mundial de Clubes, se juntando a Chelsea, Flamengo e Espérance. A estreia do classificado será no dia 16 de junho, em Atlanta, contra o Chelsea — o que garante cerca de 20 dias de preparação para o duelo após o playoff.