<
>

Como nasceu a Fórmula 1, que celebra 75º aniversário? 3mg5k

Reg Parnell, piloto britânico, em sua Alfa Romeo no ano de 1950 Getty Images

Foi em um dia 13 de maio, como nesta terça-feira, que a Fórmula 1 teve sua primeira corrida, em Silverstone, na Inglaterra. Uma história que hoje completa 75 anos, mas, para entendê-la é preciso voltar até um pouco mais no tempo...

O evento reconhecido como a primeira corrida automobilística da história aconteceu na França, em 1894, entre as cidades sas de Paris e Rouen. Na ocasião, o piloto que percorreu os 126 quilômetros do trajeto mais rápido foi o Conde de Dion. Entretanto, ele não pôde levar o prêmio porque seu carro precisou de um ajudante durante o percurso. Assim, foi Albert Lemaitre, em um Peugeot, que entrou para a história como o vencedor.

Foi esse o evento que iniciou a prática do automobilismo na Europa e que daria origem, no futuro, aos primeiros Grandes Prêmios que seriam disputados. Esses GPs, como os da Alemanha e de Mônaco, entretanto, ainda não compunham um calendário oficial, contando apenas com a participação de entusiastas ricos da velocidade.

Os duelos de época se davam entre os carros ingleses (pintados de verde), ses (azuis), italianos (vermelhos) e alemães (brancos). Na década de 1930, por exemplo, duas marcas alemãs dominavam o cenário do automobilismo: a Auto Union, atual Audi, e a Mercedes-Benz. Esta última, inclusive, teve o modelo conhecido como “Flechas Prateadas”, após os engenheiros da equipe decidirem não pintar a lataria para perder peso e ganhar velocidade.

Em meados dessa mesma década de 1930, começaram as conversas para a criação de um campeonato que consistiria em um calendário de Grandes Prêmios. As negociações progrediram, mas foram prontamente interrompidas no dia 1º de setembro de 1939, quando a Alemanha nazista de Adolf Hitler invadiu a Polônia e a Segunda Guerra Mundial começou. Após a vitória dos Aliados, as corridas foram retomadas e, é claro, as tratativas também.

Finalmente, o acordo foi fechado e, em 13 de maio de 1950, foi realizado o Grande Prêmio da Inglaterra, a primeira data do novo campeonato chamado Fórmula 1. O palco escolhido para o evento foi Silverstone, um antigo campo de aviação usado pela Força Aérea Real Britânica para bombardear Berlim durante a Segunda Guerra Mundial, que havia sido desativado.

Vinte e seis pilotos participaram da competição, que não contou com carros alemães, já que as fábricas do país ainda se encontravam em reconstrução, e o vencedor foi Giuseppe Farina, da Alfa Romeo. Juan Manuel Fangio, pentacampeão da modalidade, também participou dessa corrida. O argentino até liderou a prova, mas um vazamento de óleo o obrigou a parar seu Alfa Romeo.

A segunda corrida do ano foi o GP de Mônaco, realizado oito dias depois, que foi vencido pelo argentino. Também marcou a estreia da Ferrari, a única equipe presente em todas as temporadas da Fórmula 1. Já o terceiro evento foi as 500 Milhas de Indianápolis. A lendária corrida fez parte do calendário da F1 de 1950 a 1960, mesmo que os europeus não viajassem para disputá-la. Ao final da temporada, Nino Farina se sagrou como primeiro campeão da história do campeonato.

E então, em 2025, a Fórmula 1 chega aos 75 anos, após muitos títulos, pilotos que superaram Fangio e as atuais 24 corridas que se espalham por todo o globo. Mas tudo começou com aqueles 126 quilômetros na França e o marco em 13 de maio de 1950 em Silverstone