De acordo com Helmut Marko, principal consultor da Red Bull Racing, a equipe austríaca teme "cada vez mais" que Max Verstappen pedirá para deixar a escuderia ao final da atual temporada da Fórmula 1.
Após vencer o GP do Japão há uma semana, o holandês terminou apenas na 6ª posição no GP do Bahrein, no último domingo (13), sofrendo bastante com problemas de balanceamento e nos freios.
Apesar de estar apenas oito pontos atrás do líder do Mundial, Lando Norris, Verstappen fez questão de demonstrar sua frustração com o atual carro da Red Bull durante o final de semana.
O atual tetracampeão do mundo, de 27 anos, tem contrato com o time austríaco até o final de 2028. No entanto, Marko revelou que cláusulas de desempenho podem permitir que ele peça o término antecipado do vínculo.
Em entrevista à Sky Sports da Alemanha, o consultor da Red Bull itiu que o momento nos bastidores não é nada bom.
"A preocupação (de um pedido de saída de Verstappen) é grande. Como eu disse, melhoras têm que acontecer no futuro próximo, de forma que ele tenha um carro no qual possa seguir vencendo", afirmou.
"Nós temos que criar a base de um carro vencedor, permitindo que ele volte a lutar por mais um título mundial", completou.
As principais reclamações de Verstappen no momento são relativas ao balanceamento do carro, que, de acordo com o piloto, é "imprevisível" nas curvas e vem desgastando as rodas em excesso em relação aos principais rivais.
O circuito do Bahrein, que é especialmente duro com os pneus, expôs o problema de forma ainda mais evidente. Ddepois de ganhar por 22 segundos na mesma pista no ano ado, o holandês reclamou que a Red Bull deu "os para trás" nos últimos 12 meses.
"Eu nem sei como, mas acho que estamos ainda piores em relação aos pneus neste ano (em relação a 2024). Está muito complicado", disse Max, após a corrida de domingo.
"No ano ado, nós fomos bem aqui (no Bahrein). É claro que as outras equipes também procuram melhoras, mas nosso final de semana no geral foi bem pior que o do ano ado. É bem estranho", completou.
Recentemente, Verstappen conviveu com notícias de interesse da Mercedes e da Aston Martin.
Em entrevista no início da temporada, no entanto, ele assegurou que não teve conversas com qualquer outro time.