O triunfo do Grêmio por 1 a 0 sobre o Bahia neste domingo (25), pela décima rodada do Brasileirão, foi marcado por um pênalti polêmico para o time gaúcho. O dinamarquês Braithwaite converteu a cobrança e fez o gol que garantiu os três pontos aos gremistas no Rio Grande do Sul.
Após o confronto, em entrevista coletiva, o técnico do Grêmio, Mano Menezes, explicou por que está falando menos sobre arbitragem e afirmou que os juízes "erram e acertam".
"Tenho falado pouco de arbitragem nesta fase. No ado já falei bastante. Acho que as pessoas que ficaram incumbidas de falar desse assunto, que foram o presidente e o Felipão, que foram representar as reclamações do clube, fizeram aquilo que acho que tem de ser feito, no fórum que tem de ser feito. Às vezes, na ânsia e no calor do jogo, você também faz pós-jogo. Mas o que precisa ser feito é o clube mostrar a sua grandeza no lugar certo, onde as coisas precisam funcionar", disse.
"Continuo pensando que arbitragem erra e acerta. Às vezes te prejudica e às vezes te beneficia. Não pode só prejudicar. E também não pode só beneficiar, senão tem alguma coisa errada nesse contexto. Assim vamos seguir em frente", completou.
O lance polêmico (e decisivo) da partida aconteceu aos nove minutos do segundo tempo. Ao receber enfiada de bola, Braithwaite tentou driblar Marcos Felipe e caiu, com o árbitro Bruno Arleu de Araújo marcando pênalti.
O VAR discordou e chamou o juiz carioca para rever sua decisão no monitor. Araújo, no entanto, manteve sua chamada e confirmou a penalidade.
Os atletas do Esquadrão ficaram revoltados, e Everton Ribeiro inclusive levou amarelo por elevar o tom das reclamações.
Braithwaite, que não tinha nada a ver com isso, aproveitou, bateu com segurança no meio do gol e abriu o placar para os gaúchos.
O resultado foi importantíssimo para o Imortal, que voltou a vencer após cinco partidas sem ganhar, somando todas as competições (no Brasileiro, eram dois tropeços seguidos).
Próximos jogos do Grêmio 30165w
Sportivo Luqueño (C) - 29/05, 19h (de Brasília) - CONMEBOL Sul-Americana
Juventude (F) - 01/06, 16h (de Brasília) - Brasileirão
Corinthians (C) - 12/06, 20h (de Brasília) - Brasileirão