O caótico fim da partida entre Grêmio e CSA, que culminou na eliminação do Imortal na Copa do Brasil, pode ter desdobramentos negativos para o clube de Porto Alegre.
Em súmula oficial da partida enviada à CBF, o árbitro Matheus Delgado Candançan reportou que a equipe de arbitragem ou por momentos tensos após o apito final.
Os nomes citados no documento são do vice-presidente de futebol, Alexandre Rossato, do diretor Cesar Augusto Peixoto e do vice Eduardo Magrisso.
“Ladrão, bandido, tu nos roubou, seu sem vergonha”, citou Candançan sobre o que ouviu dos dirigentes do Grêmio.
Veja abaixo o detalhamento da súmula feita pelo árbitro Matheus Delgado Candançan:
“Após o término da partida, enquanto a equipe de arbitragem se dirigia em direção ao túnel da zona mista, 03 dirigentes da equipe do Grêmio (Sr. Alexandre Rossato - vice-presidente do Grêmio -; o Sr. Cesar Augusto Peixoto - diretor de futebol do Grêmio -; e o Sr. Eduardo Magrisso - vice-presidente do grêmio) ingressaram dentro do campo de jogo e vieram na minha direção com o dedo em riste, proferindo as seguintes palavras de forma reiterada: “ladrão, bandido, tu nos roubou, seu sem vergonha”.
“Informo que o Sr. Eduardo Magrisso ainda levantou uma nota de dois (02) reais e atirou na minha direção enquanto repetia as palavras acima mencionadas”.
“Informo que ao nos aproximarmos da entrada de nosso no vestiário, haviam diversos membros da equipe mandante - jogadores e dirigentes - nos aguardando e protestando de forma veemente, repetindo diversos insultos à nossa equipe, sendo que foi atirada uma garrafa de Gatorade na nossa direção, atingindo a parede do vestiário. A garrafa foi arremessada por algum desses integrantes supracitados, o qual não conseguimos identificar”.
Em outro momento, Matheus Delgado Candançan detalha ainda uma cusparada do atacante Pavón em direção a um policial no decorrer da confusão nos bastidores.
“Ademais, já no vestiário, fomos informados pelo Tenente Rodrigues, da Brigada Militar, responsável pelo policiamento da partida, que o atleta de n° 7 da equipe mandante, Sr. Cristian David Pavon, cuspiu no rosto do Soldado Parizotto no o de nosso vestiário. Informo ainda que este incidente não foi visto pela equipe de arbitragem”.
O lance que gerou a revolta de dirigentes e jogadores do Grêmio aconteceu aos 44 minutos do 2º tempo. Depois do bate e rebate dentro da área, Aravena marcou o gol que levaria a decisão para os pênaltis, mas o árbitro assinalou falta de Kannemann em Silas na hora da cobrança de escanteio e manteve a decisão após ser chamado pelo VAR.
A anulação revoltou os jogadores do Grêmio e Arezo foi expulso direto após peitar o árbitro. Após o apito final, Matheus Delgado Candançan foi novamente cercado pelos tricolores, que foram contidos pelos policiais.
"É complicado porque senão a gente fica achando que sempre tem uma coisa extra, mas uma vez mais... É um absurdo isso aqui. A gente vê cada coisa e anular um gol desse, onde há um contato normal entre os jogadores. Não muda a frustração de todos, a raiva da torcida com nós pela não classificação, isso não muda. Mas é inissível uma jogada como essa, depois de batalhar, batalhar, o árbitro tenha a capacidade de anular um gol desse", desabafou o goleiro Tiago Volpi à Amazon Prime.
"Existem as nossas culpas, os nossos erros, mas o que eles fizeram aqui hoje e o que vêm fazendo com o Grêmio não pode acontecer. Não é uma, não é duas, não é três... Repetidamente todo jogo do Grêmio tem algo contra a gente e isso pra gente é frustrante demais", completou.
Mas a confusão não parou por aí. Dirigentes do Grêmio foram até o gramado protestarem contra a arbitragem e foram empurrado pelos policias. Um deles, inclusive, atirou uma nota de R$ 2,00 em direção Matheus Delgado Candançan.
Segundo maior campeão da Copa do Grêmio, o Imortal é o primeiro grande clube eliminado na competição.
Próximos jogos do Grêmio: 722o27
Bahia (C): 25/05, 11h (de Brasília) - Brasileirão
Sportivo Luqueño (C): 29/05, 19h (de Brasília) - CONMEBOL Sul-Americana - com transmissão ao vivo no Disney+
Juventude (F): 01/06, 16h (de Brasília) - Brasileirão