Nesta quarta-feira (21), no Maracanã, o Flamengo venceu o Botafogo-PB por 4 a 2 e avançou na Copa do Brasil. Após a classificação, o técnico Filipe Luís explicou o time escalado para o duelo.
Em coletiva, o comandante rubro-negro explicou o fato de mandado a campo um time misto, ainda assim com nomes importantes como Gerson e Pedro, e negou que tenha poupado.
Filipe, inclusive, lembrou do revés sofrido para o Central Córdoba, na CONMEBOL Libertadores, para justificar a postura, afirmando que não subestima os seus adversários.
"Eu sempre coloco o que eu acho que eu tenho de melhor para poder vencer o jogo. No último jogo, eu não pude contar com alguns jogadores, seja por lesão ou por indicação do departamento médico, e outros jogadores durante o jogo acabaram não tendo condições de acabar - caso do Bruno Henrique contra o Botafogo. Muitas das decisões, eu já falei uma vez, eu não gosto de poupar, não é do meu perfil, só que às vezes é inevitável que aconteçam essas lesões, esses jogadores que não conseguem estar prontos para performar durante o jogo. Hoje, dentro do que eu tinha disponível, eu escolhi o que tinha de melhor, eu não subestimo nenhum adversário, acredito que todos são difíceis", começou por dizer.
"O Central Córdoba, que vocês (imprensa) mesmo disseram que era muito fraco, demonstrou que ganhou da gente aqui dentro. Não podemos subestimar ninguém. O meu primeiro ponto era tentar fazer o resultado e, depois, se desse para oportunizar, oportunizar. Acredito que o time fez um grande primeiro tempo, muito bom, controlamos o jogo, fizemos boas jogadas e os gols, os jogadores que se reencontraram com os gols, e depois, claro, conforme foram ando os minutos, e o adversário também tinha uma arma importante, que era o contra-ataque, acabaram fazendo um gol ali, o segundo gol deles em um rebote de escanteio. Foi um jogo muito bom para poder dar oportunidade para esses jogadores que vêm jogando menos e que possam ganhar minutos e confiança."
Filipe ainda citou as oportunidades dadas a jogadores das categorias de base, incluindo Lorran, que voltou a receber chances no profissional.
"A base é sempre importante. O bom disso é que eu conheço praticamente todos esses meninos, foram meus jogadores tanto no sub-17 quanto no sub-20. Hoje eu consegui dar minutos para alguns deles, para eles podem se ambientar com o que é o profissional, ficarem perto dos jogadores, e principalmente, temos que sempre que pudermos oportunizar a base. Sabemos que é importantíssimo, é como se tivéssemos contratado jogadores novos e ter esses jogadores rendendo é muito importante para a gente"
Em campo, o Flamengo teve um primeiro tempo avassalador e marcou três gols em 22 minutos, com Danilo, Pedro e Varela, respectivamente. Na etapa final, Everton Cebolinha fez o quarto. O Belo descontou com Henrique Dourado e Rodrigo Silva.
O Rubro-Negro avançou com um 5 a 2 no agregado final e vai conhecer o seu próximo adversário nas oitavas após sorteio na CBF, ainda sem data definida.
Próximos jogos do Flamengo: 1b3bi
Palmeiras (F) - 25/05, 16h (de Brasília) - Brasileirão
Deportivo Táchira (C) - 28/05, 21h30 (de Brasília) - CONMEBOL Libertadores, com transmissão do Disney+
Fortaleza (C) - 01/06, 18h30 (de Brasília) - Brasileirão