Nesta segunda-feira (26), a AUF (Associação Uruguaia de Futebol) voltou a suspender as atividades do Campeonato Uruguaio - Clausura, que tinha rodada prevista para acontecer durante a semana.
A decisão foi tomada devido ao estado de saúde do zagueiro Juan Izquierdo, do Nacional.
Em entrevista à ESPN, o presidente da Mesa Executiva da AUF, Álvaro Rivero, afirmou que "não há ambiente para jogar futebol", o que levou a entidade a optar pela suspensão da rodada.
Anteriormente, a Federação já havia adiado a rodada do final de semana ado, reprogramando as partidas para acontecerem entre esta terça (27) e a próxima quinta (29).
No entanto, como as últimas notícias vindas do Brasil sobre o estado de saúde de Izquierdo não foram animadoras, os jogos foram novamente adiados para datas futuras.
Em entrevista nesta segunda à rádio Sport 890, o presidente do Nacional, Alejandro Balbi, mostrou abatimento sobre os acontecimentos recentes.
"Nosso plantel está emocionalmente destruído... Não estamos em condições de jogar futebol", ressaltou.
"Hoje, nossa prioridade é a saúde de Juan (Izquierdo). Quanto ao resto, isso do 'show tem que continuar', não estamos nem tratando disso", seguiu.
"Queremos saber a todo momento como está o Juan e como ele segue evoluindo. Quando tivermos que jogar a rodada, vamos jogar. Se há condições do Nacional jogar mais pra frente, jogaremos mais para frente", finalizou.
Último boletm médico v515k
Izquierdo, de 27 anos, está internado desde a última quinta-feira (22), quando teve uma arritmia cardíaca durante jogo contra o São Paulo, no Morumbis, pela CONMEBOL Libertadores.
Desde então, ele está no CTI (Centro de Terapia Intensiva) do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, sedado, em ventilação mecânica e sob cuidados intensivos neurológicos.
No boletim do último domingo (25), os três médicos responsáveis informaram que Izquierdo teve "progressão do comprometimento cerebral" e" "aumento da pressão intracraniana".
O comunicado também reportou que o uruguaio "segue sob cuidados intensivos neurológicos", continuando "dependente de ventilação mecânica".
O jogador está acompanhado de várias pessoas no Brasil, como seus familiares e dirigentes do Nacional.
Antes de São Paulo x Vitória, inclusive, os jogadores do clube paulista usaram uma camisa com a cor da bandeira do Uruguai e a mensagem "Fueza, Izquierdo" ("Força, Izquierdo"), em bonita homenagem.
Confira o boletim médico deste domingo (25):
Internado desde o dia 22 de agosto de 2024, às 20h55, o paciente Juan Manuel Izquierdo foi submetido a novos exames neste domingo, 25.
A avaliação demonstrou progressão do comprometimento cerebral e aumento da pressão intracraniana.
Juan segue sob cuidados intensivos neurológicos, dependente de ventilação mecânica.
Dr. Marcos Vinicius Tadao Fujino, neurologista no Hospital Israelita Albert Einstein
Dr. Carlos Vicente Serrano Junior, cardiologista no Hospital Israelita Albert Einstein
Dr. Miguel Cendoroglo Neto, diretor médico do Hospital Israelita Albert Einstein
O que aconteceu com Izquierdo 3qab
Izquierdo ou mal e cambaleou antes de cair desacordado, sozinho, no centro do gramado na reta final do jogo entre Nacional e São Paulo pelas oitavas da CONMEBOL Libertadores, na última quinta, no Morumbis.
A ambulância entrou em campo e imediatamente levou o jogador para o Hospital Albert Einstein.
Posteriormente, o Albert Einstein informou que o zagueiro teve uma parada cardíaca na ambulância, sendo reanimado com uso de desfibrilador.
No mesmo dia em que o defensor foi internado, Alejandro Balbi, presidente do Nacional, negou que o jogador tivesse histórico de doenças cardíacas.
''Foi o que o Einstein nos perguntou quando chegamos com ele. Os exames do atleta sempre foram normais e ele nunca havia tido nenhum episódio cardíaco ou qualquer outro episódio'', afirmou.
Carreira de Juan Izquierdo 5i5w19
Nascido em Montevidéu, Izquierdo começou sua carreira jogando pelo pequeno Cerro, da capital uruguaia, em 2018.
Nos anos seguintes, ou por Peñarol, Montevideo Wanderers e Atlético San Luis antes de chegar ao Nacional, em 2022, para sua primeira agem pelo clube.
Em sua 1ª temporada pelo Bolso, o zagueiro ajudou o gigante a conquistar o Campeonato Uruguaio, naquele que foi também seu 1º título como atleta profissional.
Na temporada seguinte, Izquierdo foi para o Liverpool, também do Uruguai, e teve agem de enorme destaque, ganhando o Uruguaio e a Supercopa do Uruguai.
Com isso, ele despertou novamente a atenção do Nacional, que voltou a contratá-lo em 2024, com o jogador sendo titular absoluto da defesa.
Nesta temporada, ele fez 24 partidas e marcou um gol pelo time.