<
>

Com virada emocionante, Costa do Marfim vence a Nigéria e se consagra tricampeã da Copa Africana 4c5j50

Kessié comemora gol da Costa do Marfim na final da Copa Africana de Nações ISSOUF SANOGO/AFP via Getty Images

A Costa do Marfim é tricampeã da Copa Africana de Nações. Neste domingo (11), a equipe bateu a Nigéria de virada por 2 a 1 para ficar com a taça.

Marfinenses voltam a conquistar título continental depois de nove anos. As outras conquistas do país ocorreram em 1992 e em 2015. Em 2006 e 2012 o time foi vice-campeão.

O primeiro tempo foi de domínio absoluto dos marfinenses, que não deixavam o rival respirar e criavam grande número de chances. A mais clara veio aos 33, quando Adingra recebeu na ponta esquerda da área e obrigou Nwabali a fazer defesaça.

Os nigerianos aram a maior parte do tempo sem sequer chutar a gol. Na primeira chance, então, o escanteio foi cobrado na área, e o capitão Troost-Ekong subiu bem e cabeceou para o fundo das redes.

Dali em diante, a partida se tornou um bombardeio dos donos da casa. No início da segunda etapa, uma chance inacreditável foi desperdiçada.

Logo aos 4 minutos, Adingra foi até a linha de fundo, tentou cruzamento rasteiro, e o goleiro desviou para o meio da área. Na sobra, Gradel chutou forte, mas um desvio fez Nwabali fazer a defesa com tranquilidade.

Aos 16, Kossounou arriscou chute de fora da área e obrigou Nwabali a espalmar para fora. Na sequência, depois de escanteio, Franck Kessié cabeceou para as redes, empatando o jogo e levando a torcida à loucura.

O domínio marfinense seguiu, e a virada não tardou. Aos 36, Adingra recebeu na ponta esquerda, levou até a linha de fundo e cruzou na medida para Haller desviar para as redes.