O Fluminense venceu o Colo-Colo por 1 a 0, nesta quinta-feira (9), pela 4ª rodada da fase de grupos da CONMEBOL Libertadores. E uma cena lamentável aconteceu nas arquibancadas, com mais um episódio de ofensa racista direcionada a brasileiros.
Durante a partida, um torcedor chileno acabou sendo flagrado imitando.
Com a vitória, o Fluminense encaminhou a classificação, já que está na liderança com oito pontos, três a mais do que o Cerro Porteño, segundo colocado, e quatro à frente do Colo-Colo, terceiro.
Racismo também em jogo do Palmeiras k5021
Outra cena lamentável aconteceu na vitória do Palmeiras por 5 a 0 sobre o Liverpool, no Uruguai. Um torcedor na arquibancada também foi flagrado imitando macaco.
Vale lembrar que durante um jogo, uma confusão se iniciou após Endrick comemorar o seu imitando um macaco. O gesto já é tradicionalmente conhecido como a nova comemoração da joia alviverde.
Mesmo assim, os jogadores adversários foram para cima do brasileiro, que foi amarelado e acabou até mesmo pedindo desculpa ao ser substituído.
Na entrevista na saída de campo, Endrick negou ter escutado qualquer tipo de ofensa. Durante a coletiva, Abel Ferreira saiu em defesa do atacante.
''O Endrick é um coração muito puro. O festejo dele ele já fez contra o Del Valle, quem o conhece da base, é a forma que ele gostava de comemorar, porque ele gostava muito de um filme que vocês todos conhecem, como eu. Depois ele pediu desculpas, como se ele tivesse feito algum mal, não fez mal nenhum, é a forma que ele tem de festejar, uma das formas. Pela visibilidade que ele tem, ele pode escolher uma única forma de festejar os gols, isso que eu o desafiei 'escolhe uma''', começou por afirmar.
''Eu entendi o público do Liverpool, mas podem ter certeza que ele não tem maldade nenhuma no coração dele, ao ponto de pedir desculpas, mas ele festejava os gols assim na base. Não há provocação nenhuma porque esse moleque se tem algo de bom é o coração e a cabeça. Ele em momento nenhum o festejo dele tem a ver com provocar, ele é tão ingênuo que pediu desculpas. É a forma que ele tem de festejar, ele não precisa que ninguém o defenda, mas às vezes é preciso esclarecer para que não haja dúvida nenhuma'', seguiu.
''Eu tenho certeza absoluta, e dou a minha palavra de honra, que em momento ou jogo algum este jogador foi deselegante para com a torcida adversária. Ele não é assim e não vai ser, seguramente. Há grandes jogadores do mundo que têm uma forma de festejar, como ele é novo, apesar de já ter muitos gols, eu disse que ele poderia escolher uma forma para si'', finalizou.
Próximos jogos do Palmeiras: 3k4o41
Athletico-PR (C): 12/05, 16h (de Brasília) - Brasileirão
Independiente del Valle (C): 15/05, 21h30 (de Brasília) - CONMEBOL Libertadores
Criciúma (F): 19/05, 11h (de Brasília) - Brasileirão
Próximos jogos do Fluminense: 1r6m1q
São Paulo (F) - 13/05, 19h (de Brasília) - Brasileirão
Cerro Porteño (C) - 16/05, 19h (de Brasília) - CONMEBOL Libertadores - Transmissão pela ESPN no Star+
Sampaio Corrêa (C) - 22/05, 19h - Copa do Brasil