Em votação nesta segunda-feira (26), no Parque São Jorge, o Conselho Deliberativo determinou o afastamento temporário de Augusto Melo na presidência do Corinthians. 5l3420
Com a deliberação favorável à saída temporária do dirigente, Osmar Stabile, 1º vice, assume o cargo.
A previsão estatutária determine que o Conselho Deliberativo convoque em até cinco dias uma Assembleia Geral dos Sócios para referendar ou não o impeachment do presidente.
O pedido de destituição de Augusto Melo foi protocolado pelo grupo 'Movimento Reconstrução SC', e que contava com 86 s de conselheiros do clube, em grande maioria nomes de oposição à atual gestão.
O requerimento tem como pilar a investigação conduzida pela Polícia Civil de São Paulo que levou ao indiciamento do dirigente pelos crimes de associação criminosa, furto qualificado e lavagem de dinheiro relacionados ao caso VaideBet.
Também foram indiciados o ex-superintendente de marketing Sérgio Moura, o ex-diretor istrativo Marcelo Mariano, além de Alex Fernando André, conhecido como Alex Cassundé, apontado no contrato entre clube e a casa de apostas como intermediador do acordo.
Além do processo em curso no Conselho Deliberativo, Augusto Melo responde a outros três pedidos para destituição entregues à Comissão de Ética do clube.
Presidente do Conselho Deliberativo, Romeu Tuma Júnior falou em pronunciamento após Augusto Melo ser afastado da presidência.
"Não é um momento feliz para o Corinthians, mas é o que está no Estatuto. O andamento do processo foi como tem que ser. A reunião não foi uma reunião feliz, mas é o que tem que ser. A defesa teve oportunidade de se manifestar, a Comissão de Ética, e o Conselho deliberou nos termos do artigo 107. O presidente foi destituído e é uma prevenção cautelas. Temos que aguardar a Assembleia Geral de sócios. O 1º vice-presidente já assinou o termo de posse até por questões legais, para ter o aos bancos e para o clube não vai parar. Agora, vida que segue. Vamos tirar o clube das páginas que não nos interessam e recolocar nas páginas esportivas. O resultado foi de 234, eu me abstive de votar. Foram 176 votos favoráveis à destituição, 57 desfavoráveis e uma abstenção".
Quem é Osmar Stabile? x4q2n
Empresário, Osmar Stabile é conselheiro vitalício do Corinthians desde 2006 e concorreu em duas oportunidades à presidência do clube, em 2007 e 2017. Ele chegou a ocupar o cargo de vice-presidente de Esportes Terrestres durante a gestão Alberto Dualib.
Integrante da chapa União dos Vitalícios, Stabile formou a base política de Augusto Melo para a eleição de 2023, ocupando o posto de 1º vice-presidente.
Como a ESPN apurou ainda em setembro de 2024, o empresário estava no centro do distanciamento dentre o presidente do clube e lideranças do grupo político.
Uma fonte ouvida pela reportagem detalhou que havia descontentamento com o que foi apontado como “isolamento” de Stabile em decisões e participação na gestão.
O que acontece após o afastamento de Augusto Melo? t2u5d
Diante do afastamento imediato de Augusto Melo da presidência do Corinthians, quem assume o posto imediatamente é Osmar Stabile, 1º vice-presidente. Segundo prevê o atual Estatuto do clube, o próximo o é a convocação de uma Assembleia Geral dos Sócios no prazo de cinco dias.
A destituição definitiva de Augusto Melo na presidência só acontecerá em caso proclamação favorável, também por maioria simples, em votação com os associados do Corinthians.
O que acontece em caso de votação favorável ao impeachment na Assembleia Geral? 2q1w5e
Em caso de decisão favorável à destituição de Augusto Melo na Assembleia Geral dos Sócios, quem assume interinamente é Osmar Stabile, 1º vice-presidente, que tem prazo de 30 dias para convocar uma nova eleição no Conselho Deliberativo, dessa vez indireta, para a eleição de um novo presidente até o término do atual mandato, em 2026.
Para essa eleição apenas membros do atual Conselho Deliberativo podem concorrer.
Próximos jogos do Corinthians: 3yo71
Huracán (F): 27/5, 21h30 (de Brasília) - CONMEBOL Sul-Americana
Vitória (C): 1/6, 18h30 (de Brasília) - Brasileirão
Grêmio (F): 12/6, 20h (de Brasília) - Brasileirão