Futebol Americano
ESPN.com.br 274d

Time que disputou Libertadores faz protesto 'inovador' e perde pênaltis de propósito em disputa 3z5ir

Em uma noite com jogos emocionantes e decisões de vaga para as quartas de final da CONMEBOL Libertadores e da CONMEBOL Sul-Americana, um jogo em específico em nenhum desses torneios chamou atenção na América do Sul. Ele aconteceu na Venezuela. O tradicional Caracas ficou inconformado com a arbitragem na partida contra o Deportivo Táchira e decidiu protestar. Por isso, todos os jogadores do time bateram suas cobranças de pênalti para fora na disputa após o empate em 1 a 1. 1j2w6u

Aos 53 do segundo tempo, o time teve um gol anulado por impedimento. O lance foi revisado e a anulação foi confirmada pelo VAR, mas as linhas traçadas não convenceram e começou uma grande confusão em campo, terminando com dois jogadores do Caracas expulsos após intensa reclamação. Mas não teve jeito. A decisão do árbitro foi mantida e, na disputa de pênaltis, os atletas optaram por mandar para fora.

Além disso, o goleiro Wuilker Fariñez permaneceu imóvel nos chutes do Deportivo Táchira, que ganhou a decisão por 3 a 0 e levou o troféu.

Muita gente deve se perguntar se esse tipo de atitude não prejudicaria o time, causando uma eliminação, mas a verdade é que não. A atual temporada da liga venezuelana tem a chamada "Copa Rei de Marcas", que consiste em uma decisão por pênaltis em todas as partidas do torneio. Todas mesmo, independentemente do resultado no tempo normal.

E isso é válido como um campeonato à parte. Não conta pontos para o Clausura, que está em disputa no momento, e sim para um troféu dado por uma patrocinadora.

Em entrevista coletiva após a partida, Fernando Aristeguieta, técnico do Caracas, confirmou a decisão em forma de protesto, deixando claro que não concorda com a novidade implementada no Campeonato Venezuelano.

"Essas cobranças de pênaltis são para entretenimento, que ninguém de nenhuma equipe entende, nenhum torcedor entende, e foi uma decisão que se tomou ali no campo, no calor do jogo."

O Caracas, que disputou a Libertadores, sendo eliminado na fase de grupos em uma chave que tinha também o Atlético-MG, não vive um grande momento, com apenas 5 pontos em 5 rodadas do Clausura, estando atualmente na 9ª colocação de um torneio com 14 times.

^ Ao início ^