A derrota da Inglaterra na final da Eurocopa e a demissão de Gareth Southgate continuam repercutindo no país. Quem se manifestou agora foi Jamie Carragher, ex-zagueiro do Liverpool e da própria seleção inglesa. 41572m
"Não somos um país que ganha troféus. Não somos o Brasil. Não somos uma seleção que tem a tradição de ganhar títulos por muitos anos. Sim, nós queremos mudar isso", iniciou ele, em suas redes sociais.
Carragher também analisou um possível substituto para Southgate, que estava no comando da seleção desde 2016. Para ele, a busca é complicada, pelo fato dos treinadores mais famosos do mundo optarem por trabalhar em clubes. Porém, segundo ele, a responsabilidade em equipes nacionais é exclusivamente de jogadores.
"Não vejo muitos treinadores abrindo a boca e dizendo 'sim, eu vou assumir o trabalho de Gareth Southgate'. Não há muito espaço para melhorar nesse sentido. Continuamos obcecados por ótimos treinadores de nível internacional. Eu posso garantir que a maior parte dos ingleses, 90 ou 95%, não conhecia o treinador da Espanha antes da Eurocopa. Nunca ouviram falar dele. Os melhores técnicos estão na Uefa Champions League, porque é onde eles querem estar. Futebol internacional, para mim, é sobre os jogadores."
A derrota da Inglaterra na final da Euro foi a segunda em sequência. Três anos atrás, o English Team foi superado pela Itália em Wembley e também foi vice. A equipe nunca foi campeã continental em sua história. Na Copa do Mundo, a única conquista aconteceu em 1966.
Cinco nomes cotados para a vaga de Southgate 5u6k38
E a Federação Inglesa tem como alvo alguns técnicos badalados para o lugar de Southgate. Eddie Howe, Graham Potter e Mauricio Pochettino estão entre os principais candidatos, segundo apurou a ESPN.
Howe levou o Newcastle à Champions League pela primeira vez em 20 anos, terminando entre os quatro primeiros na temporada 2022/23, enquanto fontes disseram à ESPN que Potter está no radar da FA há muito tempo, desde antes de assumir o cargo no Chelsea em setembro de 2022.
No entanto, a Federação Inglesa não se opõe à nomeação de um técnico nascido no exterior. Por exemplo, Sarina Wiegman, nascida na Holanda, ou os últimos quatro anos treinando a seleção feminina da Inglaterra. O argentino Pochettino está disponível após deixar o Chelsea no final da temporada ada.
A escolha de um sucessor deve vir do diretor técnico da FA, John McDermott. A reportagem apurou que ele continua próximo de Pochettino, tendo trabalhado com o argentino durante os cinco anos e meio no comando do Tottenham.
O técnico da seleção sub-21 da Inglaterra, Lee Carsley também está cotado. A função seria considerada um grande o à frente para o jogador de 50 anos, já que ele só foi técnico em nível de categorias de base.
Outro no radar é o ex-técnico do Chelsea, Thomas Tuchel, que continua apaixonado pelo futebol inglês e tem um forte histórico de treinador, dado seu sucesso na Liga dos Campeões pelo Chelsea, além de agens pelo Bayern de Munique, Paris Saint-Germain e Borussia Dortmund.
114i7